E-mail: perguntas.esb@porto.ucp.pt
Tel: 932 011 541 (chamadas, sms, WhatsApp, Telegram, Signal)
«Toda a vida gira em torno dos microrganismos. A biosfera é em grande parte definida por eles e é completamente dependente do metabolismo microbiano ... O estudo dos microrganismos é importante não só por causa das doenças que originam; estudar microbiologia é estudar a biosfera.»
Carl Woese, 1998
Geradores de riqueza e bem-estar ou de grandes prejuízos e ameaças para a saúde, os microrganismos desempenham um papel central na nossa sociedade. Os microrganismos podem deteriorar alimentos, interferir com o rendimento ou mesmo inviabilizar processos industriais e causar doenças ou mesmo matar. Mas podem também remover poluentes ambientais, dar origem a produtos fermentados com excelentes propriedades organoléticas e nutricionais, produzir antibióticos ou mesmo permitir estudar a origem da vida.
Conforme aumenta o conhecimento sobre a diversidade e a atividade dos microrganismos que connosco partilham o planeta, assim tomamos mais consciência do quanto é importante poder detetar e controlar estes organismos. Por isso mesmo Microbiologia acaba por cruzar-se com diferentes atividades profissionais nos sectores da saúde, indústria, serviços, agricultura, investigação científica e empreendedorismo.
O treino é abrangente e trabalha um vasto leque de competências:
Essas competências potenciam a intervenção em contextos profissionais diversos:
O Mestrado em Microbiologia Aplicada destina-se a estudantes que detenham um 1º ciclo de formação em ciências biológicas ou áreas afins. Ao longo de dois anos e 120 ECTS é oferecida uma especialização em Microbiologia com intenso treino e desenvolvimento de competências práticas compatíveis com um desempenho profissional qualificado. O curso conta com um corpo docente especializado na área e é coordenado pelo Prof. Doutor José António Couto.
Se é licenciado pré-Bolonha, leia aqui as condições especiais de acesso.