Seminário de Investigação CBQF/LAE “Atividades de Pesquisa Desenvolvidas pelo Laboratório de Ecofisiologia Aplicada à Agricultura - LECA"

Monday, November 27, 2023 - 14:30
O Seminário de Investigação CBQF/LAE  “Atividades de Pesquisa Desenvolvidas pelo Laboratório de Ecofisiologia Aplicada à Agricultura - LECA" com Marcelo de Almeida Silva, da Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP (Faculdade Estadual Paulista), terá lugar no dia 27 de novembro, às 14h30, no Auditório Arménio Miranda, no Edifício de Biotecnologia.


Resumo da apresentação
O Laboratório de Ecofisiologia Aplicada à Agricultura – LECA está sediado no Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu, estado de São Paulo, Brasil. Nosso grupo de pesquisa desenvolve estudos sobre Ecofisiologia da Produção de Grandes Culturas de interesse agrícola a partir de ensaios que relacionam os fatores edafoclimáticos à produção vegetal. Em atividades em campo, casa de vegetação e/ou laboratório, realizamos análises fisiológicas, bioquímicas e nutricionais com o objetivo de investigar as possíveis relações dos fatores bióticos e abióticos no crescimento, desenvolvimento e produtividade das plantas. Especificamente, as linhas de pesquisa abordadas pelo LECA são Fitotecnia; Fisiologia vegetal; Manejo e produção agrícola; Ecofisiologia da produção agrícola; Reguladores vegetais; Bioinsumos, e Fisiologia do estresse abiótico. Atualmente a equipe é constituída pelo coordenador, Prof. Dr. Marcelo de Almeida Silva, duas supervisões de pós-doutorado, seis alunos de doutorado e três de mestrado, além de alunos de graduação.

 

Pequena nota biográfica

Marcelo-de-Almeida-Silva

Prof. Marcelo de Almeida Silva possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado e Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela mesma instituição. Realizou Pós-doutoramento em Fisiologia e Melhoramento da Cana-de-açúcar na Texas A & M University (2006-2007). Trabalhou na Copersucar com Melhoramento da cana-de-açúcar (1988-1990). Foi pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (1994-2002), tendo atuado no Programa de Melhoramento do Centro de Cana - IAC. Foi pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA (2002-2011), onde trabalhou com Melhoramento e Fisiologia da Cana-de-açúcar. Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP em Botucatu-SP, e ministra aulas na Graduação e Pós-graduação com ênfase em Ecofisiologia da Produção Agrícola. É bolsista 1B de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: Grandes Culturas como Cana-de-açúcar, Soja, Feijão e Milho; Fisiologia da Produção Agrícola; Deficiência Hídrica; Bioinsumos; Reguladores e Bioestimulantes Vegetais.